Projeto Acolhida realiza 2ª reunião de trabalho em Jardim e Guia Lopes da Laguna para fortalecer atendimento às vítimas de crimes violentos

publicidade

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) realizou, nessa terça-feira (5), a segunda reunião de trabalho do Projeto Acolhida no município de Jardim. O encontro ocorreu no Auditório da Secretaria Municipal de Esporte de Jardim, e marcou a continuidade da atuação integrada da rede local de proteção às vítimas de crimes violentos.

O principal objetivo do encontro foi alinhar o fluxo de atendimento às vítimas de homicídio, feminicídio e latrocínio, promovendo a integração entre os órgãos e serviços da rede de proteção. A iniciativa busca garantir acolhimento humanizado, atenção psicossocial e encaminhamentos adequados às famílias das vítimas, evitando a revitimização e a fragmentação do atendimento.

Durante a reunião, as Secretarias de Assistência Social de Jardim e Guia Lopes da Laguna abriram os trabalhos com uma explanação sobre os fluxos atualmente utilizados no atendimento às vítimas, com foco no nivelamento das informações e no alinhamento dos protocolos entre as instituições envolvidas. Também foi pauta do encontro o acompanhamento continuado das famílias de vítimas de crimes contra a vida, reforçando a importância de uma atuação organizada e permanente da rede.

Leia Também:  MPMS prestigia cerimônia e recebe selo “Respeito e Inclusão no Combate ao Feminicídio” do CNMP

A reunião foi coordenada pela 1ª Promotoria de Justiça de Jardim, representada pela Promotora Laura Alves Lagrota, e contou com a participação de representantes da Defensoria Pública, da Delegacia de Polícia de Guia Lopes da Laguna, da Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) de Jardim, da Casa da Mulher Jardinense, dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) de Jardim e Guia Lopes, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Jardim e das Secretarias Municipais de Saúde dos dois municípios.

O Projeto Acolhida, desenvolvido pelo MPMS, tem como finalidade fortalecer a atuação interinstitucional e interiorizar políticas de atenção às vítimas de crimes violentos, promovendo uma resposta mais sensível, eficiente e articulada do sistema de Justiça e das políticas públicas. A realização da primeira reunião em Jardim representa um passo importante na consolidação dessa rede local, reafirmando o compromisso das instituições com a proteção das vítimas e a promoção da dignidade humana.

Texto: Karla
Foto: Divulgação
Revisão: Rejane Sena

Fonte: Ministério Publico MS

Leia Também:  Gaeco/MPMS denuncia à Justiça célula do PCC na região de Aquidauana que planejava exibir armas em local público para impor força

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

Previous slide
Next slide

publicidade

Previous slide
Next slide